quinta-feira, 19 de agosto de 2010


provisão de recursos humanos envolve o planejamento de RH, o recrutamento, e a seleção de pessoas relacionam-se com o ambiente organizacional devido ao convívio com o mercado de trabalho (oferta e procura) e mercado de recursos humanos (indivíduos aptos para o trabalho). Tais mercados são regulados pela lei da oferta e da procura.
Em plena era do conhecimento, toma-se como base da excelência empresarial o capital humano. A capacidade e sobrevivência das empresas dependem das pessoas agregadas aos seus valores patrimônios para o desenvolvimento tecnológico, mudança e enfrentamento da globalização. Os subsistemas de provisão de recursos humanos providenciam de forma inesgotável valores e talentos humanos capazes de formar o cérebro e o sistema nervoso da empresa moderna.
Os subsistemas da Administração de Recursos Humanos (ARH) são cinco etapas de controle e administração interdependentes.
O planejamento de recursos humanos, o recrutamento e a selecção de pessoal são subsistemas da ARH.

.


Planejamento de recursos humanos

Modelos de planejamento
O planejamento tem basicamente quatro modelos a serem utilizados, que são:
  • procurar a mão-de-obra equivalente ao produto a ser trabalhado;
  • requisitar mão-de-obra de acordo com os cargos ou funções necessárias;
  • substituição de postos;
  • vegetativo sem plano de expansão; ou ainda,
  • modelo integrado que junta todas as alternativas anteriores.


Recrutamento e seleção

O recrutamento e selecção embora constituam um processo contínuo são conceitos diferentes com fronteiras entre si. De um modo geral, o recrutamento consiste na procura e atracção de candidatos para uma determinada função, enquanto selecção consiste na escolha e tomada de decisão do candidato que ocupará o cargo disponível.

Recrutamento de pessoal

Concluída a elaboração da descrição de funções e do perfil psicoprofissional associado, eis que surge o próximo passo a seguir no objectivo de encontrar a pessoa certa para o lugar certo, “este processo propriamente dito é um encadeamento de acções e decisões, constituído por crivos sucessivamente mais apertados, que nos permite conduzir ao candidato que melhor se aproxima da resposta à necessidade” (Cardoso, 2007)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário